RABAÇA, Carlos Alberto. BARBOSA, Gustavo. Marketing: segredos & estratégias: modelos para a conquista de maior competitividade e fidelidade dos clientes. São Paulo: Saraiva, 1996.

RAIMUNDO, Celso Pereira. ALMEIDA, Wilson Carvalho de. Dicionário imobiliário.

RAPP, Stan. COLLINS, Tom. A grande virada do marketing. São Paulo: Futura, 1999.
recursos humanos. Florianópolis: [s.n], 2008.

REED, M. I. Rediscovering Hegel: the 'new historicism' in organization and management studies. Journal of Management Studies, v.33, n.2, p.139-158, Mar, 1996.
Revista Exame: 30 anos de negócios no Brasil, Melhores e maiores: 1974 - 2003. São Paulo: Abril, 2004.

REYNIERSE, J.H. Ten commandments for CEOs seeking organizational change. Business Horizons, v. 37, n. 1, Jan/Feb., 1994.

RIBEIRO, C.R.M. A empresa holística. Petrópolis: Vozes, 1993.

RIBEIRO, D. A universidade necessária. São Paulo: Paz e terra, 1991.

RIBEIRO, H. P. Políticas de saúde e Assistência Médica no Brasil. In: ROUQUAYROL, M. Z. Epidemiologia & saúde. Fortaleza: UNIFOR/CNPq, 1983.

RIBEIRO, L. O sucesso não ocorre por acaso: é simples mas não é fácil. Rio de Janeiro: Objetiva, 1993.

RIBEIRO, L. Prosperidade: fazendo amizade com o dinheiro. Rio de Janeiro: Objetiva, 1992.

RIBEIRO, Osni Moura. Contabilidade fácil: básica. São Paulo, Saraiva, 1990.

RIBEIRO, R.J. A marca do Leviatã. Ensaios, 42. São Paulo: Ática, 1978.

RICHARDSON et. al. Pesquisa social: métodos e técnicas. São Paulo: Atlas, 1985.

RICHARDSON, C. Sua vida em primeiro lugar. Rio de Janeiro: Sextante, 2002.

RICHERS, Raimar. Marketing: uma visão brasileira. São Paulo: Negócio Editora, 2000.

RIES, Al. TROUT, Jack. Marketing de guerra. São Paulo: McGraw-Hill, 1986.

RIES, Al. TROUT, Jack. Marketing de guerra II: a ação. São Paulo: McGraw-Hill, 1989.

RIES, Al. TROUT, Jack. Posicionamento: a batalha por sua mente, edição de 20° aniversário. São Paulo: Pearson Makron Books, 2002.

RIGBY, D.; BRIDELLI, S.; ALVES, V. Ferramentas de gestão. Bain & Company, 2003.

ROBBINS, P.S. O Processo administrativo: integrando teoria e prática. São Paulo: Atlas, 1990.

ROBBINS, S.P. Organization theory: structure, design, and applications. 3rd. ed., Englewood Cliffs: Prentice Hall, 1990.

ROBBINS, Stephen R. A verdade sobre gerenciar pessoas: e nada mais que a verdade. São Paulo: Pearson Education, 2003.

ROBERT, M. Estratégia: como empresas vencedoras dominam seus concorrentes. São Paulo: Negócio Editora, 1998.

ROBINS, J. A. Ecology and society: a lesson for organization theory, from the logic of economics. Organizations Studies, v.6, n.4, p.335-348, 1985.

ROBINS, J. A. Organizational economics: notes on the use of transaction-cost theory in the study of organizations. Administrative Science Quarterly. v.32, p.68-86, 1987.

ROBINS, J.A. Ecology and society: a lesson for organization theory, from the logic of economics. Organizations Studies, v.6, n.4, 1985.

ROCKART, J.F. & HOFMAN, J.D. Systems delivery: evolving new strategies. Sloan Management Review, v. 33, n. 4, Summer, 1992.

RODRIGUES FILHO, J. Performance das organizações de saúde: uma agenda para pesquisas. Anais do 14 ENANPAD, v.6, p.273-285, 1990.

ROESCH, S.M.A. Nota técnica: pesquisa-ação no estudo das organizações. In CLEGG, S.R. et.al. (Orgs.) Handbook de estudos organizacionais: reflexões e novas direções. v.2. São Paulo: Atlas, p.118-123, 2001.

ROESCH, Sylvia Maria Azevedo. FERNANDES, Francisco. Como escrever casos para o ensino de administração. São Paulo: Atlas, 2007.

ROSA, Adriana Padilha, NISIO, Josiane di. Atividades lúdicas: sua importância na alfabetização. Curitiba, PA: Juruá, 1999.

ROWLEY, D. J.; LUJAN, H. D. & DOLENCE, M. G. Strategic change in colleges and universities. São Francisco: Jossey-Bass Publishers, 1997.

RUBINSTEIN, Moshe F. FIRSTENBERG, Iris R. A empresa pensante: traga o futuro para o presente e transforme ideias criativas em soluções. São Paulo: Futura, 2000.

RUDGE, Luiz Fernando. CAVALCANTE, Francisco. Mercado de Capitais. Belo Horizonte: CNBV, 1993.

RUGMAN, A. & HODGETTS, R. The end of global strategy. European Management Journal, v.19, n.4, p.333-343, Aug, 2001.

RUIZ, J.A. Metodologia científica: guia para eficiência nos estudos. São Paulo: Atlas, 1996.

RUSS, J. Dicionário de filosofia. São Paulo: Scipione, 1994.

RUSSEL, B. O poder: uma nova análise social. Rio de Janeiro: Zahar, 1979.